-

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Florestar Portugal 2014 - Quinta do Conde




Pelo segundo ano consecutivo cumpriu-se a Ação Florestar Portugal no Concelho de Sesimbra no futuro Parque Ecológico da Várzea situado na Quinta do Conde.
Contamos com a participação de 97 pessoas oriundas do agrupamento de Escuteiros 718, do grupo 232 do AEP, trabalhadores da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, colaboradores do grupo de ambiente da Autoeuropa e diversas famílias que generosamente se voluntariaram.
Em comparação com o ano anterior, foram plantadas menos espécies, tendo sido considerada a manutenção das 160 árvores plantadas no ano passado que resultaram numa taxa de 98% de sobrevivência, uma vez que se perderam dois exemplares (ver quadro acima).
Este evento contou com as intervenções do gestor do projeto Hortas Solidárias, Paulo Pires que informou os participantes acerca dos trabalhos, do Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Antunes que falou da importância do projeto e participação ativa da sociedade civil e sensibilização ambiental e no final da ação contamos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, que veio reforçar a ideia de esta ação ajudar a dinamizar o plano de valorização do Corredor Ecológico da Quinta do Conde iniciado há 6 anos com diversas infraestruturas criadas tais como o Parque da Vila, Skate Parque, Parque da Ribeira, Hortas Solidárias e o Parque Ecológico da Várzea. 
É de grande importância que as gerações mais novas compreendam a manutenção e conservação de espécies tão importantes para a biodiversidade local e nacional com caraterísticas únicas. Compete-nos a nós inverter o rumo através da reflorestação e com a contribuição de todos, refletindo que este é um património a preservar por todos nós.


Queremos agradecer o apoio prestado por todas as organizações que aderiram a este evento e a todos os voluntários que nos ajudaram a concretizar.


Sem comentários:

Enviar um comentário