-

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Seminário Agricultura Familiar e Circuitos Curtos









No passado dia 30 de outubro decorreu o Seminário Agricultura Familiar e Circuitos Curtosno Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra. O Evento contou com a presença de diversas entidades representadas por diversas personalidades destacando a intervenção de Hélder Muteia, representante da FAO (Nações Unidas) que falou sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar e as principais reflexões sobre este tema. 
Ao longo do dia a sessão foi dividida em quatro painéis que abordaram os seguintes temas que foram amplamente debatidos: Agricultura Familiar: o que é?; Os circuitos curtos como oportunidade para agricultura familiar; Casos práticos e Projetos em curso.
Neste último painel, foi apresentado o projeto Hortas Solidárias da Quinta do Conde no qual a Anime está integrada e foi demonstrado em números o seu balanço após termos atingido o primeiro ano desde a sua implementação.
Este seminário foi organizado em conjunto com a Associação de Desenvolvimento Rural da Península d eSetúbal (ADREPES), a Animar, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e por fim, a Câmara Municipal de Sesimbra e o projeto Hortas Solidárias da Quinta do Conde.
O balanço foi bastante positivo no sentido de terem sido partilhadas diferentes realidades e terem sido apresentados diversos projetos que estão a decorrer. As práticas agrícolas de cariz familiar ocupam cerca de 18% da população rural em território nacional e a sua importância abre caminhos para uma resposta duradoura e esperançosa num futuro promissor para a satisfação de necessidades económicas e alimentares nas populações.




Sem comentários:

Enviar um comentário